Arquivo confidêncial- Descobrindo o verdadeiro Arnold  Schwarzenegger PARTE- 4 
                              

A psicologia de Arnold Schwarzenegger

Os fisiculturistas sabem da importância da psicologia há muito tempo. A indústria do entretenimento também. Os especialistas em política zombaram do potencial da psicologia, mas rapidamente se tornaram verdadeiros adeptos. O que eventualmente se torna evidente à todos que tem algum contato com o Arnold é que ele está quase sempre naturalmente focado, direcionado, confiante, organizado e orientado aos seus objetivos. Ele é iluminado por dentro por uma chama de sucesso muito rara e inestimável. Na verdade, Arnold cita no seu livro The Education of a Bodybuilder que esse dom único é o responsável por uma boa parte do seu sucesso no fisiculturismo.
Eu me pergunto: Por que você, Arnold? Como você ganhou o Mister Universo apenas cinco anos depois de começar a treinar? Outras pessoas me perguntam a mesma coisa. Eu comecei olhando a diferença entre mim e os outros fisiculturistas. A maior diferença era que a maioria dos fisiculturistas não acreditava que eu seria o vencedor… Eles tinham uma vaga ideia de como eles queriam parecer algum dia, mas no fundo duvidavam que pudessem ter aquele físico realmente. Isso os destruía. Essa sempre foi a minha crença maior: se você está treinando por nada, você está desperdiçando o seu esforço.
 Diferente dos sonhadores de hoje em dia que compartilham suas visões das futuras glórias, Arnold tinha a habilidade de focar o seu olhar no aqui e agora, para envolver a sua mente com o que acontecia naquele momento, isso porque ele percebeu que cada momento é como um bloco do que será construído no futuro. Para o jovem Arnold, isso significava se concentrar nos seus próprios músculos mesmo quando não estivesse treinando.
A minha mente estava sempre em contato com o meu corpo; Eu sentia os meus músculos continuamente; Eu sempre fazia um registro mental de como seria o treino do dia, antes de ir treinar. Isso não apenas me ajudava a treinar; era na verdade como uma meditação. Enquanto eu treinava, fixava os meus pensamentos apenas nos meus músculos, como se eu tivesse transplantado minha mente para o próprio tecido muscular. Somente por essa energia, esse pensamento, eu podia mandar sangue para o músculo. Eu sentia isso.
Uma vez que Arnold entrava na academia, a seriedade e o foco era para ele como se estivesse entrando em uma empresa para tratar de uma reunião de negócios. No entanto, Arnold observava que esse não era o caso para muitos de seus colegas.
Os fisiculturistas… Eles pensam que se fizerem os mesmos exercícios que eu fazia poderão construir o mesmo físico que eu construí. Mas eu assisti todos eles falharem com absolutamente nenhum resultado, exceto a exaustão… O fato é que eu sei o segredo: A concentração enquanto você está treinando. Não permita que outros pensamentos entrem na sua mente nesse momento.
 Intensidade
A intensidade de Arnold no dia da competição era coisa digna de uma lenda. Ele falava regularmente de sua habilidade de abalar psicologicamente seus adversários, muito mostrado no filme Pumping Iron. Em alguns casos, foi essa habilidade de não apenas acreditar, mas também de saber que ele iria vencer uma competição que de fato trazia para ele a vitória. Assim como o ocorrido em 1970, quando ele venceu o primeiro de seus sete títulos de Mister Olympia, derrotando seu inimigo, Sergio Oliva, no processo. No ano anterior, Sergio havia feito para Arnold algo que nunca havia sido feito antes. Ele abalou psicologicamente Arnold através de sua presença monstruosa, fazendo Arnold acreditar ser inferior naquele momento. Porém, depois de um ano inteiro de trabalho intenso na academia, Arnold não apenas mudou radicalmente seu físico como também restaurou a sua confiança o suficiente para desafiar o atual Mito.
Nos bastidores da competição Sergio já estava fazendo o seu treino de aquecimento. Eu não tirei os meus olhos dele. Eu nem sequer fiz um movimento. Apenas parei e fiquei o observando. Seguia cada movimento que ele fazia com meus olhos. Ele parou e olhou para mim, para ver se eu iria começar a me preparar também, então eu percebi queele se sentia abalado e que seria a minha vez de derrotá-lo.
Existem incontáveis exemplos das maneiras que Arnold Schwarzenegger utilizava o poder do pensamento positivo para alcançar seus objetivos, tanto no fisiculturismo como fora do esporte. E Arnold seguiu utilizando esta filosofia para realizar muitos de seus sonhos.

Poder do pensamento positivo

Arnold é um verdadeiro e puro vencedor. Perder nunca foi uma opção e nunca será. Ele é o resumo dos conceitos que todos os especialistas em autoajuda tanto divulgam. Um destes especialistas costuma dizer: “Há sempre espaço na sua vida para pensar maior, ir além dos limites e imaginar o inimaginável.” Isso poderia facilmente ser dito por Arnold. Ele descrevia a sua programação mental quando treinava bíceps, e esse comentário serve como um perfeito exemplo desta filosofia. “Eu lembro que quando ia treinar braços, não gostava de pensar em limites, como ter 56 cm e pronto.” Arnold disse certa vez em um artigo: “Ao contrário, eu imaginava os meus braços crescendo até preencher toda a sala”. Grandes homens de todas as esferas da vida parecem concordar com uma coisa. Para se tornar um sucesso na vida, você deve pensar como um vencedor, e deixar a motivação guiar as suas ações, não medo.
Arnold tem seguido essa linha de raciocínio e recompensas ilimitadas têm caído sobre ele como resultado dessa prática.

Resumo

Vamos deixar Arnold resumir a sua filosofia de vida por si mesmo:
Para mim, a vida tem sentido porque estou continuamente faminto de desejos. O sentido da vida não é simplesmente existir para sobreviver, mas para seguir em frente, subir, alcançar, conquistar.
 Siga as dicas do Arnold. É possível para cada pessoa que ler isto seguir os seus passos formidáveis.
Para ajudá-lo a começar, você pode até mesmo imaginar-se como sendo o Arnold. Emule os aspectos dele que você admira mais, assim como ele fez com Reg Park. Imagine como ele agiria, ou reagiria em uma determinada situação. A melhor maneira de se beneficiar do poder do pensamento positivo é seguir os passos dos grandes pensadores que vieram antes de você, e em toda a história existiram alguns que fizeram um excelente trabalho transformando seus sonhos em realidade, como Arnold Schwarzenegger fez.
       Arquivo confidêncial- Descobrindo o verdadeiro Arnold  Schwarzenegger PARTE- 
                  

A nutrição de Arnold Schwarzenegger

Desde os primeiros arquivos com conselhos nutricionais, Arnold já dizia que uma pessoa de estatura média precisa de meio grama de proteína por libra de peso corporal por dia (o que equivale a um grama por quilo), mas que um fisiculturista deveria consumir pelo menos um grama de proteína por libra de peso corporal por dia (o que equivale a dois gramas por quilo). Nos anos 70, e mesmo antes, ele recomendava fontes de proteína animal, como ovos, peixes, carnes e produtos lácteos, como sendo as melhores fontes de proteínas para os fisiculturistas. Arnold enfatizava a importância de todas as comidas como fontes primárias de vitaminas e minerais na sua dieta. Ele ainda usava suplementos de vitaminas e minerais como forma de maximizar a quantidade nutricional a ser ingerida destes nutrientes. Arnold fazia seis refeições por dia durante a sua carreira como fisiculturista. O seu plano diário de alimentação nos anos 70 consistia de três refeições completas alternadas com três refeições mais leves. A ingestão total de calorias em períodos onde ele queria ganhar peso era de 5000 calorias por dia, que oferecia 300 gramas de proteína. Shakes de proteína e outros suplementos compostos de nutrientes sempre faziam parte do plano nutricional de Arnold. Seu mix favorito era dois copos de leite, meia xícara de leite desnatado em pó, um ovo e meia xícara de sorvete, batido tudo junto. Estes drinks de proteína eram muitas vezes substituídos por alimento sólido. A consistência nutricional era a chave do plano alimentar de Arnold.
Ele seguia um programa nutricional específico para fisiculturistas e era extremamente dedicado, sempre se certificava de incluir todas as proteínas, calorias e nutrientes necessários a cada dia.

Análise

Os conselhos nutricionais de Arnold desde os anos 70 ainda conferem com o padrão ouro que os fisiculturistas fazem e recomendam hoje em dia. Ainda que Arnold tivesse uma sólida compreensão da ciência nutricional do fisiculturismo da época, o mais importante era o seu instinto e poder de observação. Muito do que nós sabemos hoje sobre nutrição não era conhecido ou amplamente reconhecido no auge de Arnold. Grande parte dos conceitos de nutrição de Arnold que foi questionado na época, mais tarde provou ser verdadeiro, tanto em termos gerais da sua dieta e em suas especificidades, como também no consumo de proteína e proporções de macro nutrientes. Em quase todo o arquivo disponível sobre Arnold, ele reconhece a importância da nutrição no fisiculturismo, mas ele faz isso com menor entusiasmo e detalhamento do que ele faz com o treino. A nutrição pode ser o elo mais fraco de muitos fisiculturistas, mas este simplesmente não era o caso de Arnold. Ele entendeu o básico da nutrição e cuidou de maneira eficiente o seu dia a dia alimentar, porém não enfatizou esse aspecto como muitos fisiculturistas fazem, ou como ele mesmo fez quando o assunto era o treino.
Talvez isso tenha acontecido porque os instintos nutricionais de Arnold agiam de forma automática, ou seja, para ele aquilo era natural, e também porque ele estava tão à frente dos demais fisiculturistas da época que decidiu não focar muito nas suas estratégias de nutrição em seus livros e entrevistas.
 Os suplementos são apenas suplementos. Arnold sempre suplementava com proteína, vitaminas e minerais, porém confiava mais nos alimentos básicos para obter a maior parte dos seus nutrientes. Apesar de que seus shakes de proteína da época eram diferentes dos de hoje, o conceito era o mesmo. De volta à época do Arnold, os shakes de proteína tendiam a ser intragáveis com pós de baixo nível que tinham de ser misturados com alimentos como leite, ovos e bananas, para melhorar seu sabor e principalmente seu valor nutricional. Os shakes de hoje em dia contém pós de proteínas de melhor qualidade para construir músculos. Ainda assim, Arnold acreditava em tomar shakes de proteína líquida como meio de maximizar a construção muscular. Arnold estava errado sobre apenas algumas coisas. Ele entendia a importância das gorduras, e embora recomendasse fontes de gordura boa, como nozes e óleos saudáveis, ele também recomendava maionese, que contém altos níveis de gordura saturada. Ainda assim, isso pode ser provado no futuro como sendo algo bom.
Gorduras saturadas são importantes para aumentar os níveis de hormônios como a testosterona, e sua reputação de não ser saudável e até mesmo proibido para fisiculturistas está começando a mudar.

Resumo

O planejamento nutricional de Arnold nos anos 70 era básico e certeiro, mesmo quando levamos em conta tudo o que nós aprendemos sobre nutrição para fisiculturistas desde sua época. O seu programa nutricional faltava apenas suplementos sofisticados, isso porque eles não estavam disponíveis, pois não existiam. A ciência contemporânea como a que recentemente reconheceu os benefícios da creatina e da glutamina poderia ter oferecido ao Arnold mais e com isso ele poderia melhorar ainda mais o seu físico. Ainda, é seguro dizer que não importa a época, nenhum outro competidor poderia ter tirado vantagem sobre ele do ponto de vista nutricional. Os instintos nutricionais de Arnold, seu conhecimento e aplicação demonstraram que ele teria feito o melhor em seu programa de nutrição, independentemente da época em que ele competiu.
Como ele mesmo disse, “Treinar sem comer os alimentos adequados é como arar um campo e não colocar nenhuma semente na terra. Nada irá nascer ali.”

               Arquivo confidêncial- Descobrindo o verdadeiro Arnold  Schwarzenegger PARTE- 2           

A essência do treinamento de Arnold Schwarzenegger

Muito tem sido escrito sobre os métodos de treino do Arnold desde que ele ganhou notoriedade no fisiculturismo quase quatro décadas atrás. Se foi pela sua intensidade, determinação e persistência ou pela sua firmeza, seu modo inabalável de ser e de utilizar técnicas específicas de treino, os “comos” e “porquês” de seus treinos têm sido assunto de intensa pesquisa pela maioria dos fisiculturistas e autores de livros sobre fisiculturismo. Desde o primeiro dia Arnold se destacou dos outros que treinavam na academia, tanto pelos seus métodos quanto pela sua intensidade. Ele relata no livro Arnold: The Education of a Bodybuilder que desde o primeiro treino de sua vida, ele atacava os pesos com uma combinação de entusiasmo e ferocidade que mesmo os membros mais antigos e assíduos daAthletic Union Gym ficavam impressionados. “Eu amei sentir o ferro gelado e o aço esquentando com o meu toque e os barulhos e cheiros da academia,” disse Arnold. “Eu comecei a viver para estar na academia.”
Os primeiros treinos do Arnold eram simples: treinar o corpo todo três dias não consecutivos por semana. No começo dos anos 60, mesmo os aparelhos mais avançados eram rudimentares e desajeitados de usar. Na realidade, os fisiculturistas contavam quase que exclusivamente com os exercícios básicos realizados com pesos livres: supinos, crucifixos epullover para peito; desenvolvimento com barra e levantamento lateral para ombros; tração na barra fixa, remada curvada com barra e levantamento terra para as costas; rosca com barra e halteres para os bíceps; supino fechado e rosca francesa para os tríceps; e agachamento, extensor e flexor para as coxas. O abdominal tradicional realizado no chão ou em uma prancha era o exercício primário para o abdômen e os exercícios para as panturrilhas eram feitos em degraus de escada ou em blocos de madeira.
Arnold utilizou do básico para dar o arranque inicial no fisiculturismo e esse modelo básico de treino iria servir como a fundação do seu treinamento durante toda a sua carreira.
 Embora Arnold tenha começado com um programa criado para ele pelos seus mentores da academia, ele adaptou esse esquema para a sua própria preferência pessoal conforme foi se tornando mais confiante em suas habilidades. Em particular, ele seguiu as rotinas de seu ídolo, Reg Park, conforme elas eram publicadas nas revistas Weider da época. Park era um forte seguidor de um treino com movimentos básicos realizado com o maior peso manejável e com relativamente poucas repetições, de cinco a dez por série. Portanto, Arnold estava ciente de que ele precisava focar nos exercícios básicos para alcançar seu objetivo de pesar 250 libras (113 kg). Desde quase o seu começo na academia Arnold teve confiança o suficiente no conhecimento do seu corpo para poder treinar de uma maneira menos regimentada e mais instintiva.
Nos meus primeiros dias ainda na Áustria, eu tive os mais estranhos tipos de sessões de treinamento. Eles nunca seguiam um padrão aceitável. Tudo era feito de maneira realmente instintiva. Meus parceiros de treino e eu decidíamos qual parte do corpo queríamos trabalhar naquele dia e então começávamos o treino e íamos treinando até a exaustão.

 Ainda que Arnold tenha sido batizado no convencional sistema de três dias por semana, ele se sentia relativamente atrasado naquilo, pois acreditava que seu corpo podia fazer mais. Ele então aumentou o seu trabalho para seis dias na semana, treinando diferentes partes do corpo em dias alternados. Comumente conhecido hoje como “rotina dividida”, este estilo de treino foi um novo conceito no meio para o fim dos anos 60. Este método foi aperfeiçoado por Arnold com o tempo e muitos dizem inclusive que ele foi o pioneiro. Um treino típico de Schwarzenegger iria durar de uma a mais de três horas, com descanso de apenas 30-60 segundos entre as séries. O seu treino era rápido, pesado e preciso. Arnold era conhecido por literalmente enterrar seus parceiros de treino devido ao seu sistema de alta intensidade que poucos suportavam. Ele escreveu em um artigo para a MUSCLE BUILDER/POWER o seguinte:
Sempre que eu vou para a academia treinar, me sinto como um boxeador furioso pronto para nocautear seu adversário. Minha mente está focada em fazer aquele treino com um poder feroz e com toda a energia mental e física que eu sou capaz de gerar.
 Em relação a treino cardiovascular, Arnold fazia o mínimo possível, exceto pelos jogos de lazer que ele participava na praia (que ficava apenas alguns passos da porta da frente da Gold’s Gym em Venice). Ele deixava para fazer a maioria dos exercícios na sala de pesos da academia.

Análise

Está claro que Arnold tinha a sua mente ligada no treino. Algumas pessoas podem treinar por anos e nunca desenvolver uma compreensão instintiva do que funciona para elas e o que não funciona. Arnold parecia saber isso de imediato. Os indivíduos respondem melhor por uma das variadas formas existentes de treinamento de resistência progressiva. No entanto, nem todo sistema de treinamento funciona para todo mundo. A combinação de intensidade, velocidade, duração e frequência que Arnold usava, combinado com a sua dieta (falaremos sobre a dieta na parte 3), faziam com que ele pudesse manter um estado metabólico ideal para construir músculos e armazenar muito pouca gordura.

Resumo

Arnold encontrou um programa de treinamento que se encaixou como uma luva com a sua tolerância mental e física. O que é importante destacar é que ele decidiu fazer alguns ajustes no programa prescrito pelos seus mentores quase desde o início. Você também precisa avaliar a forma que seu corpo responde por um determinado programa e fazer os ajustes necessários. Algumas pessoas, como Arnold, obtém mais sucesso com alto volume de treino. Outros respondem melhor com alta intensidade (menor número de séries, porém até a falha). A composição fisiológica de cada pessoa que vai determinar o tipo de treino mais adequado para as suas necessidades específicas. Não tenha medo de experimentar uma variedade de esquemas de séries e repetições diferentes, como também de divisões musculares de treinamento e combinação de partes do corpo.
Arnold fez justamente isso para eventualmente chegar a um programa que iria servir para ele durante toda a sua carreira profissional no fisiculturismo.
          Arquivo confidêncial- Descobrindo o verdadeiro Arnold  Schwarzenegger PARTE- 1
                  
Arnold Schwarzenegger é reconhecido pelos fãs do fisiculturismo como o maior campeão de todos. A margem de suas vitórias nunca foi pequena. Surge a pergunta: Como Arnold Schwarzenegger se transformou de um garoto magro e frágil no fisiculturista mais popular do mundo? O que o tornava tão especial?


Nesta série de artigos nós vamos tentar identificar as razões específicas do incomparável sucesso de Arnold Schwarzenegger. Nós vamos apresentar fatos a respeito de sua família e educação, analisar as suas estratégias de treino e dieta, comentar o seu perfil psicológico e examinar o sistema de apoio que o possibilitou perseguir este sonho de se tornar o homem com o melhor desenvolvimento do mundo. No fim, esperamos determinar se o corpo conquistado por Arnold foi fruto da natureza ou de sua nutrição e dos seus treinos, estratégia ou sorte, ou partes iguais de cada fator.
Além disso, vamos tentar mapear a sua fórmula vencedora de maneira clara e concisa para que você possa utilizar como um modelo nos seus objetivos no fisiculturismo. Em outras palavras, vamos fazer o nosso melhor para capturar um raio e por numa garrafa. Como você vai utilizar esse poder, depende de você.


Influências Iniciais

Arnold Alois Schwarzenegger nasceu em 30 de Julho de 1947, no povoado de Thal bei Graz, na Áustria. Filho de Gustav e Aurelia Schwarzenegger. Ele nasceu um ano depois da sua única irmã Meinhard (que morreu em um acidente de carro em 1971). A Segunda Guerra Mundial terminou dois anos antes do nascimento de Arnold, e a Áustria estava começando a sentir o gosto da democracia desde Anschluss (quando Hitler anexou a Áustria como sendo uma província da Alemanha) em 1938. O orgulho nacional austríaco estava no ponto mais alto e os ideais de independência se tornaram um imperativo nacional. Na época do nascimento de Arnold, Gustav Schwarzenegger, um homem alto e atlético, estava trabalhando como chefe de polícia em Thal. Ele acreditava na disciplina e ordem para os cidadãos da cidade e também para seus dois filhos. Desde muito cedo Arnold aprendeu a obedecer às exigências de seu pai com precisão militar. Ele também foi incentivado a competir pelo seu pai que colocava seus filhos um contra o outro em várias competições de atletismo. Mais frequentemente do que não, o jovem e pequeno Arnold terminava em segundo, ganhando a desaprovação de seu pai. Gustav também foi um forte defensor do ideal grego “mente sã, corpo são”. Ele colocava os filhos em um regime agressivo de exercícios físicos e mentais. Toda manhã, os irmãos Schwarzenegger tinham que fazer calistenia (exercícios de relaxamento) antes de se sentarem à mesa para tomar o café da manhã. Eles ficavam impressionados com a importância que seu pai dava por serem adeptos da prática de exercícios. Gustav foi campeão de curling. Devido ao incentivo, desde muito novo Arnold esteve envolvido em uma variedade de esportes, incluindo futebol, corrida, boxe e natação.
Gustav colocava regularmente seus filhos em uma batalha de calistenia mental, atribuindo-lhes ensaios sobre temas de sua escolha, como complemento das suas atividades escolares regulares.
 Se Arnold falhasse em cumprir o que era exigido por seu pai, tanto em casa quanto na escola, ele era submetido à disciplina física. Enquanto Gustav provava ser um verdadeiro chefe, Aurelia Schwarzenegger fornecia ao jovem Arnold apoio e amor incondicional. Apesar de ter apoiado Gustav em seus esforços para capacitar Arnold, sua própria abordagem para a educação era mais suave.
Foi com 15 anos de idade quando Arnold jogava futebol que ele foi apresentado ao treino com pesos, em 1962, como um meio de aumentar a força nas pernas. Com uma olhada para os fisiculturistas treinando na Athletic Union Gym em Graz, que Arnold soube que estava destinado a seguir aquele caminho. Foi com a ajuda de membros antigos da academia, como Karl Gerstl e Kurt Manul, que tinham ambos cerca de 30 anos e Helmut Knaur, que tinha 50, que aquele adolescente aprendeu a como treinar para ser um fisiculturista. Estes homens se tornariam mentores e amigos de Arnold. Nessa época, Arnold descobriu as revistas de fisiculturismo, como a MUSCLE BUILDER e a MR. AMERICA, e filmes estrelando atores musculosos, como Steve Reeves, Brad Harris e Reg Park.
Foi então que ele resolveu usar Reg Park como a sua principal fonte de inspiração e um modelo de regras.
 Ele teve tanto sucesso seguindo estas estrelas do fisiculturismo que enquanto usava as técnicas de treino de Park para igualar e exceder seu nível de desenvolvimento acabou formando uma amizade importante neste processo. Foi assistindo Reg Park e outros nos filmes de ação da época que Arnold teve a ideia de se mudar para os Estados Unidos para se tornar um fisiculturista e uma estrela de cinema. Para ele, os Estados Unidos era um lugar de possibilidades ilimitadas, um lugar onde ele poderia abrir as asas além dos limites de onde nasceu, nos confins da Áustria. Arnold tornou-se compelido pela ideia de ser poderoso, não apenas fisicamente, mas de uma maneira holística, como um líder mundial. Ele pensou em se tornar um ícone e nos passos necessários para chegar lá. Ele sabia que o fisiculturismo era para ser mais do que apenas a sua paixão. Seria o primeiro passo em uma vida que ele estava construindo.

Análise

Arnold tem uma notável semelhança facial com sua mãe, mas ele parece ter herdado as proporções de seu pai, bem como seu senso de disciplina. Parece que Gustav deixou pistas do seu passado militar pela maneira que ele criou e disciplinou seus filhos. Arnold tem uma capacidade legendária de se concentrar, gerenciar o tempo, estabelecer e cumprir metas que foi certamente fomentada por seu pai. Arnold era condicionado por competir desde muito jovem. Para uma criança, competir contra um irmão mais velho pode parecer uma tarefa impossível. É lógico que foram estes jogos que deram ao Arnold confiança para ir contra qualquer e todos os adversários – desde o fisiculturista Sergio Oliva até o político Gray Davis. O toque de amor de Aurelia Schwarzenegger pode ser visto na intensa lealdade de Arnold por seus amigos.
Muitos dos seus camaradas lá do começo no fisiculturismo hoje são seus confidentes.
 A sua capacidade de formar laços fortes com pessoas de confiança foi extremamente importante. Arnold cercou-se de fisiculturistas mais velhos e experientes desde o começo de sua própria carreira no fisiculturismo. Isso não apenas acelerou a sua curva de aprendizado como também o ajudou a amadurecer rapidamente, tanto mentalmente quanto fisicamente. Arnold era orientado e focado nos seus objetivos desde o começo. Ele olhou para Reg Park não como um ícone intocável, como muitos fãs jovens fazem com seus ídolos, mas como alguém que provou que um objetivo poderia ser alcançado. Se Reg Park conseguiu, por que ele não conseguiria? Arnold criaria ainda mais impulso por alcançar seus objetivos no fisiculturismo aspirando grandes conquistas também fora do esporte, usando o sucesso como uma ferramenta. Ir para os Estados Unidos, se tornar uma estrela de cinema e um líder influente – por estes destinos o fisiculturismo foi um meio para um fim, bem como um fim em si.

Resumo

Por uma série de eventos como a localização geográfica, genética abençoada e modificação comportamental, Arnold Schwarzenegger era dotado de um kit de ferramentas quase ideal para entrar no mundo do fisiculturismo. É impossível dizer a importância exata que esses elementos tiveram na formação do fisiculturista ou do homem. No entanto, deve se notar que por crescer em uma aldeia na Áustria, Arnold não foi exposto a sutilezas que seus ídolos Americanos tinham, como academias modernas. No entanto, ele usou suas desvantagens como motivação para chegar nos Estados Unidos, alcançar o sucesso em todas as áreas que esteve e se tornar este grande homem.
A lição para ser aprendida é que você como um indivíduo com a sua própria série de influências, precisa pegar as cartas que foram dadas inicialmente e torná-las uma mão vencedora, como Arnold fez.

Política de Parceria:



Banner 001


Banner 002


Banner 003


 Basta inserir um de nossos banners em seu blog/site, 
e entrar em contato através da nossa página no facebook:
www.facebook.com/omundodofisiculturismo

Arnold - Fotos

Essas fotos servem de inspiração para muitos loucos por musculação e eu sou um deles. Então espero que aproveitem as fotos dessa lenda viva do Mundo do Fisiculturismo...
Arnold Schwarzenegger Training Photos
Arnold Schwarzenegger Training Photos
Arnold Schwarzenegger Training Photos
Arnold Schwarzenegger Training Photos
Arnold Schwarzenegger Training Photos


 
Copyrights ©2012. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por BetinhoDesigner.